Publicado em: 19/01/2026
O processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em São Paulo está mais simples e com custo menor para os candidatos a partir de janeiro de 2026. As mudanças foram implementadas pelo Detran-SP depois da atualização das normas nacionais sobre habilitação.
Uma das principais novidades é o novo formato do exame teórico, que agora pode ser feito após a conclusão do curso online integrado ao aplicativo CNH do Brasil. A prova tem duração de até uma hora e exige 20 acertos para aprovação, ao invés de 21, como era anteriormente.
O estado de São Paulo foi pioneiro no país, tendo registrado, poucos dias depois da nova portaria, o primeiro candidato aprovado segundo esse novo modelo. Mais de 14 mil solicitações de curso teórico já foram atualizadas pelo aplicativo desde que o sistema começou a funcionar.
Outra mudança significativa foi a redução do valor máximo cobrado pelos exames médico e psicotécnico. Agora, cada um deles não pode ultrapassar R$ 90 quando realizados em clínicas credenciadas, o que representa uma queda média de 30% a 40% em comparação aos valores anteriores.
Também foi aberto um canal para que instrutores autônomos se cadastrem e ofereçam aulas práticas, ampliando as opções para quem está no processo de habilitação.
Para orientar os futuros motoristas, o Detran-SP lançou a página CNH Paulista, que reúne um guia completo com os passos do processo, a ordem das etapas e acesso direto aos serviços online. A ideia é facilitar o acompanhamento da habilitação e continuar incorporando novos recursos nos próximos meses, sempre com foco em agilidade e menor impacto financeiro.
Há mais 7 anos Erica Avallone trabalhando na elaboração de técnicas administrativas e judiciais em defesa dos motoritas.